Eu gostaria de falar hoje, nesta reflexão, algo muito simples, mas de valor extremo. Com certeza este exemplo já foi expressado em muitos lugares, mas nunca é demais relembrá-lo.
Podemos, neste exato momento, fazer uma comparação da nossa existência individual... com uma célula num organismo físico. De modo que, por analogia, somos uma pequena célula no sistema social, no organismo mundial, no planeta Terra, no Universo... em Deus.
Tente entender! Nós nunca somos seres isolados! Estamos conectados com todas as células do Organismo Divino, com todas as pessoas, ou seres e átomos, do Universo. Tudo funciona como uma Rede Cósmica, perfeitamente organizada para se estabelecer numa base harmônica.
Se você não estiver em harmonia com toda esta Organização evidente, com todo o Organismo Cósmico, com a Ordem Universal, então você estará desequilibrado como uma peça fundamental e funcional no sistema orgânico da Vida.... E isto é o que eu chamo de sofrimento.
Estipula-se como sofrimento a nossa inconsciência, a nossa vivência num mundo de ilusão, que é estabelecido pelo desconhecido, pelo medo e pelo ódio. Estas imperfeições do espírito se expandem em todas as outras características dos sentidos que nos envolvem... e fazem que percamos o real sentido da Existência.
Cada um de nós é uma célula específica no Organismo Universal. Existem as células do coração, do cérebro, do músculo, do fígado, da defesa... Enfim, cada um sendo funcional no seu talento e qualidade específica enquanto encarnado neste mundo, neste espaço tempo, nesta dimensão.
Infelizmente as pessoas perderam esta percepção e sensibilidade. De modo que vivem a esmo, ou querendo ser funcionalmente inadequadas, ou seja, uma célula está querendo fazer a função de outra. É daí que vem toda a insatisfação... principalmente quando queremos medir ou comparar nossa função com as funções de outros..... e desejá-las além do que estamos prontos para fazer e experienciar neste planeta... neste tempo específico... de acordo com nossa evolução pessoal.
Assim, se você for na profundidade do seu coração, você saberá perfeitamente o que deve fazer e ser. O sintoma desta realidade funcional é o sentimento de paz, de alegria, de devoção à Vida e à Divindade que está dentro do seu coração. Sem estas vivências internas... o seu mundo será somente um barco a deriva... não chegando a lugar nenhum... Será um buraco sem fundo... um tatear no escuro... na inconsciência.
Medite! Você nunca está sozinho! Isto não existe... assim como não existe a morte também... como um fato da realidade espiritual. Somos todos serviçais do amor em prol do amor do próximo. A sua funcionalidade amorosa, naquilo em que você está encaixado como missão de alma nos dias atuais, é que vai te fazer feliz em relação a todos os outros seres... e também fazê-los felizes. Esta é a convivência adequada com todos, muito além de tentar fazer algo por fazer.... ou porque sentimos que temos que fazer algo... ou por culpa de não estar fazendo nada.
Apenas seja esta peça perfeita no Encaixe Divino! Todos os dias são a nossa funcionalidade funcionando em sua tarefa específica dentro do organismo divino. É assim que uma célula do coração (pode ser qualquer outra) serve à célula do músculo, do cérebro... e de todas as outras... E ela é tão importante, funcionalmente, como as outras. É somente desta maneira que todos nós nos igualamos em ação, em nossa funções amorosas, em nosso serviço consciente para a Divindade, em nosso sentido pleno da Evolução.
Tenha esta paz no seu coração e sorria para o existir! Sinta gratidão pelo Organismo Universal em que está! Conduza-se pela realidade que habita em seu interno! A vida está passando muito rápido, mas não para aqueles que encontraram o seu sentimento de eternidade. Deixemos cada um viver o que lhe condiz... sem interferir... criticar... ou querer dar muitos conselhos. Para cada um o Organismo Cósmico reage de determinada maneira... dependendo da inserção correta ou incorreta da alma em sua funcionalidade vital nesta existência atual.
Relaxem! Tudo é perfeito como é... E já está sendo devidamente controlado por uma Inteligência Suprema... que é infinitamente superior às suas boas intenções e seus padrões limitados de saber. Apenas procure ser mais amoroso, disponível, flexível às sugestões do coração! Contemple as estrelas, absorva-se na Natureza.... e veja nelas a sua irmandade, a sua grandiosidade, a sua majestade, a sua habilidade.... a doce intervenção artística do Divino em tudo!
Que todos nós possamos seguir como células saudáveis na vida da Vida, e sermos apenas quem somos...no serviço adequado a todas às outras células que, em cooperação, nos permitem viver! É assim que o Organismo Cósmico aceitará satisfatoriamente a nossa humilde presença enquanto Ele caminha para o Seu destino último no Plano de Deus.
As pessoas querem ao mundo mudar.
Mas não querem mudar elas mesmas o seu mundo da convivência.
Assim, o único ato real que elas podem fazer é a crítica e o reclamar.
E dessa maneira perdem a paz, o amor, a harmonia e o sentido de existência.
Om Tat Sat
Alemão