Cientistas descobrem escudo estilo “Star Trek” sobre a Terra
Cerca de 11.500 km acima da Terra, um escudo invisível que cobre nosso planeta está o ajudando a proteger-lo de elétrons “assassinos” super-rápidos prejudiciais, os cientistas descobriram. Este escudo estilo Star Trek pára esses elétrons e os impedem de fritar nossos satélites e astronautas.
Conforme descrito na revista Nature, esta barreira invisível está localizada dentro dos cinturões de radiação de Van Allen. Estes são dois anéis em torno do nosso planeta que se estendem até 40.000 km acima da Terra. A zona interior está cheia de prótons de alta energia, enquanto a zona exterior é dominada por elétrons de alta energia.
O escudo protetor foi descoberto depois que os cientistas da Universidade de Colorado analisaram quase dois anos de dados recolhidos pela dupla de naves espaciais da NASA chamadas sondas Van Allen, que orbitam os anéis para observar o comportamento dos elétrons de alta energia nesta área.
Os dados revelaram uma fronteira nítida bem na borda interna do cinturão externo que parecia estar desviando elétrons altamente carregados recebidos, chamados elétrons ultrarelativísticos. Estas partículas passam em torno da Terra próximas da velocidade da luz, viajando a cerca de 160 mil quilômetros por segundo. Supunha-se que esses elétrons faziam uma transição suave, flutuando gradualmente na atmosfera superior antes de serem destruídos por colisões com as moléculas de ar. No entanto, um corte acentuado foi observado em seu lugar.
“É quase como se esses elétrons estivessem rodando em uma parede de vidro no espaço”, disse o principal autor Daniel Baker, em um comunicado à imprensa. “Um pouco como os escudos criados por campos de força em Star Trek que foram usados para repelir armas alienígenas, estamos vendo um escudo invisível bloqueando esses elétrons. É um fenômeno extremamente intrigante.”
Para tentar identificar este campo de força enigmático, os pesquisadores examinaram vários cenários diferentes que poderiam gerar e manter uma barreira deste tipo. Consideraram que as linhas do campo magnético da Terra poderiam estar de alguma forma aprisionando os elétrons no lugar, ou que os sinais de rádio a partir de dispositivos humanos na Terra poderia estar de alguma forma dispersando os elétrons. Mas nenhuma dessas explicações fazia sentido.
Em vez disso, eles sugerem que uma nuvem de gás frio eletricamente carregada conhecida como plasmasfera poderia estar desempenhando seu papel. Esta nuvem gigante começa a apenas 965 quilômetros acima da Terra, mas estende-se a milhares de quilômetros para a zona exterior do cinturão de Van Allen. Eles propõem que as ondas eletromagnéticas de baixa frequência dentro da nuvem produzem um fenômeno conhecido como “silvo plasmasférico”, que poderia estar dispersando os elétrons.
No entanto, a equipe não pensa que a história termina aí, e espera encontrar mais peças para o quebra-cabeça no futuro. “Eu acho que a chave aqui é manter as observações da região em detalhes requintados”, disse Baker, “o que podemos fazer por causa dos instrumentos poderosos das sondas Van Allen.” [IFLScience]
Fonte: http://ocientista.com/cientistas-descobrem-escudo-estilo-star-trek-sobre-terra/